A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores instituições de ensino superior do país, inaugurou em 2020 o curso de Estatística e Matemática aplicada, com ênfase em ciência de dados. A nova profissão ainda é pouco conhecida no Brasil, mas já tem muitos atrativos, como é o caso do salário que pode ultrapassar R$20 mil. Outra vantagem é que o cientista de dados tem emprego praticamente garantido. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a demanda por profissionais de TI no Brasil será de 70 mil ao ano até 2024. Nessa busca, ele pode se deparar com artigos científicos sobre o assunto e até mesmo achar alguém que já esteve diante do mesmo problema e que tenha compartilhado na internet a solução que usou. Isso facilita o trabalho do cientista de dados, por isso é tão importante.
Coordenador de projetos: o que faz, competências e formação desse profissional
Técnicas de apresentação é um dos skills que fará a diferença na hora de contratar um Cientista de Dados, à medida que o conhecimento técnico estiver difundido. Em São Paulo, a PUC-SP também aposta na realização de cursos Ciência de dados: como a Inteligência Artificial afeta o futuro da profissão de bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A formação mescla conhecimentos interdisciplinares de estatística, engenharia, computação e economia com assuntos como machine learning e big data.
- É muito importante poder seguir uma carreira que sustente uma vida confortável.
- Para lidar efetivamente com grandes massas de dados, o profissional precisará dominar tecnologias que não tinham grande aplicação no dia a dia da computação tradicional.
- A nova profissão ainda é pouco conhecida no Brasil, mas já tem muitos atrativos, como é o caso do salário que pode ultrapassar R$20 mil.
- Aprenda quais são os passos para criar uma startup do zero e garantir o bom funcionamento dela a partir das oportunidades do mercado.
- Conseguir realizar cruzamento de dados que ninguém pensou e encontrar a informação mais escondida são capacidades raras e que trazem um grande diferencial para o profissional que se habilita a viver o mundo dos dados.
- Esperamos que este guia possa ajudar você a entender um pouco melhor como se preparar e se tornar um profissional de Ciência de Dados.
Áreas de atuação de um cientista de dados
Para as empresas, ter na sua equipe profissionais que sabem transformar dados em informações que ajudem na tomada de decisões já não é mais uma vantagem competitiva; é uma necessidade. Por isso, o mercado para quem quer trabalhar com Ciência de Dados continua mais aquecido do que nunca. Assim, cientistas de dados podem atuar em qualquer negócio que precise lidar com um grande volume de dados e entenda a importância de usar esses dados para solucionar problemas e propor melhorias. Os softwares utilizados podem variar de acordo com a linguagem de programação adotada. Nesse sentido, o cientista de dados desempenha um papel de destaque no setor de Business Intelligence, uma vez que é responsável por fazer com que as informações dialoguem entre si e forneçam insights importantes. É esse profissional que sintetiza os dados obtidos e os traduz em relatórios que, mais tarde, auxiliarão as lideranças na tomada de decisão.
– Aproveite a parceria entre empresas e universidades
Para que você vai coletar montanhas de dados e aplicar modelos de análise? As empresas não vão iniciar um projeto de Data Science, se isso não for relevante para o negócio. Portanto, o Cientista de Dados deve estar familiarizado com a área de negócio para a qual ele está iniciando um projeto, utilizando Data Science.
Ferramentas de coleta de dados
Sempre que você usa um site de busca como “Google” ou “Bing“, uma das razões para funcionarem tão bem é um algoritmo de aprendizado. Um algoritmo implementado pelo “Google” aprendeu a classificar páginas web. Toda vez que você usa o aplicativo para “marcar” pessoas nas fotos do “Facebook” https://misturebas.com.br/2024/04/29/conheca-poder-inteligencia-artificial/ e ele reconhece as fotos de seus amigos, isto também é Machine Learning. Toda vez que o filtro de spam do seu email filtra toneladas de mensagens indesejadas, isto também é um algoritmo de aprendizado. Os algoritmos de Machine Learning, são baseados em conceitos matemáticos.
Principais softwares usados pelo cientista de dados
E às vezes os dados querem dizer coisas diferentes, para públicos diferentes. Hoje temos à nossa disposição os mais variados recursos para apresentação e exatamente aí que está o desafio. Nunca foi tão fácil gerar tabelas e gráficos, com diferentes estruturas, formatos, tamanhos, cores e fontes. Ter um volume cada vez maior de dados à nossa disposição, não torna mais fácil a apresentação da informação gerada.
- Outro assunto que faz parte do currículo é o aprendizado de máquina supervisionado.
- Sendo assim, a principal diferença entre ciência e engenharia de dados é a sua aplicabilidade teórico-prática.
- Vamos apresentar o que faz o cientista de dados, o que é preciso estudar para atuar como um e quanto é o salário oferecido no mercado de trabalho.
- Cientistas de dados não são necessariamente responsáveis diretamente por todos os processos envolvidos no ciclo de vida da ciência de dados.
As duas funções estão com alta demanda no setor de tecnologia, mas têm atribuições, pré-requisitos e remunerações um pouco diferentes. Nesse artigo, explicamos um pouco mais sobre cada cargo e sobre como fazer essa transição. Sim, desde que domine as técnicas de análise de dados e modelagem preditiva.